Alerta para você que usa aquecedor a gás

Tempo de leitura: 2 minutos

Os Aquecedores à gás, do tipo “de passagem” têm se constituído em potenciais causadores de acidentes envolvendo intoxicações que freqüentemente levam os seus usuários à óbito em pouco tempo.

No Paraná acontece uma média de 08 (oito) casos por ano de morte por intoxicação pelo gás monóxido de carbono, chega a ser um numero preocupante por ser tratar de um equipamento doméstico que envolve a segurança não só do usuario mas de todos ao redor.

O Gás Monóxido de Carbono

É um gás que é gerado pela queima incompleta do combustível em função da falta de manutenção dos queimadores dos aquecedores e também em função da falta de ventilação adequada nos ambientes onde estão instalados.

O gás tem uma característica singular de não apresentar cheiro nem gosto. A pessoa inala o gás sem perceber qualquer anormalidade.

Quando a intoxicação chega a um determinado nível pode ocorrer o desmaio da vítima e provavelmente ocorrerá a morte.

A Instalação e o uso correto do Aquecedor à Gás

O aquecedor deve ser instalado em lugar ventilado, deve obrigatoriamente possuir chaminé de exaustão e deve passar por uma manutenção, no mínimo anual, para a regulagem dos queimadores.

(Os fabricantes fornecem a maneira correta da instalação e deve ser seguida). Ver em N.B.R. 3113.

Identificando o Aquecedor em mau funcionamento

Observe a coloração da chama dos queimadores. Se a chama apresentar coloração amarela é sinal que os queimadores estão sem regulagem e a combustão não está sendo completa e o gás monóxido está sendo produzido e, neste caso, há risco à saúde.

O Aquecedor deve ser submetido imediatamente à manutenção.

Sem Perigo

Sem Perigo

Perigo

Perigo

O monóxido de carbono também é produzido pela combustão de derivados de petróleo em motores à explosão ( veículos automotores, geradores de energia etc.) e estes, devem funcionar sempre em ambientes arejados.

Outra causa comum de acidentes com monóxido de carbono é a queima de carvão vegetal, utilizado para aquecerambientes confinados (guaritas de vigias, barracos etc.). Esta prática poderá levar o usuário à óbito.

Um recurso freqüentemente utilizado durante o inverno é a queima de álcool em dormitórios e banheiros com o intuito de aquecer o ambiente.

Este procedimento, embora menos perigoso, pode produzir a queima do oxigênio, levando o usuário à asfixia.

Fonte: Instituto de Criminalística do Paraná

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.